Graspop Metal Meeting 2017

Graspop 2017 e uma lembrança do que foi a edição de 2016.

Os festivais europeus cada vez mais influenciando o que vem para o Brasil a seguir?





A 22a. Edição do Graspop Metal Meeting já tem data marcada e mais da metade de seu lineup anunciada. De 16 a 18 de junho de 2017 o Parque Stenehei em Dessel, Bélgica, estará mais uma vez tomado por visitantes do mundo todo para assistirem o melhor do heavy metal, melodic, power, death metal, metalcore apresentados nos 5 palcos.

Já na primeira noite, como headliner, teremos o show explosivo dos alemães do Rammstein.

Na segunda noite o headliner será Deep Purple, a lenda que junto com Black Sabbath e Led Zeppelin começaram tudo o que hoje temos de hard rock, metal e suas diversas vertentes.

E fechando o terceiro e último dia do festival, Evanescence. Estas três grandes bandas estarão pela primeira vez no Graspop!

No decorrer do final de semana mais roqueiro da Bélgica, a trilha sonora terá como responsáveis bandas para fãs de todos os gostos como Five Finger Death Punch, Clutch, Rob Zombie, Alter Bridge, Anathema, Suicidal Tendencies, Steel Panther, Ministry, Ugly Kid Joe, In Flames, Europe, Epica, Opeth, Hatebreed, Airbourne, Queensryche, dentre mais de 60 já anunciadas. Recentemente foram confirmadas as bandas A Day to Remember, Amenra, Architects, Brides of Lucifer, Crown The Empire, Every Time I Die, Gojira, King’s X, Like A Storm, Mastodon, Max & Iggor Cavalera - Return To Roots, Metal Church, Sabaton, Touché Amoré e W.A.S.P. A cada update, nossa expectativa de um festival massivo aumenta.


Os festivais europeus, incluindo logicamente o Graspop Metal Meeting, estão cada vez mais parecendo um prenúncio do que virá para o Brasil nos anos seguintes.

Algumas das bandas já anunciadas em 2017 em solo brasileiro são Opeth, King Diamond, Rob Zombie, Five Finger Death Punch, Hatebreed, as novas turnês de Ghost, Pennywise e Slayer e muito mais!


Para relembrar o ano de 2016, a Rock Brigade Magazine, que esteve presente durante todo o verão cobrindo vários festivais lendários do velho continente, conferiu o Graspop Metal Meeting pela terceira vez consecutiva. E o que dizer do Graspop que em um único final de semana proporcionou aos 155mil visitantes de 103 nacionalidades nada mais nada menos do que King Diamond, Black Sabbath, Iron Maiden, Saxon, Anthrax, Twisted Sister e Overkill? E mais, Megadeth, Soilwork, Ghost, Amon Amarth, e muito mais. No total foram 106 bandas distribuidas nos 5 palcos, totalizando 5.850 minutos de rock!

Não só pelas bandas presentes, foi uma edição especial que marcou novas formações de grandes bandas, tours de aniversário, tours de despedida, tours com set lists ineditos e produções de palco cinematográficas. E é uma reunião de povos, representando em grandes proporções Belgica, Holanda, Alemanha, Espanha, Australia, Canada, Turquia, Nova Zelândia, Malta, Mauritania, Mexico, Portugal, Argentina. Em menor quantidade, estamos lá, roqueiros brasileiros fazendo a nossa parte. Até a chuva, o sol, o calor e o frio fizeram parte dos 3 dias de rock contínuo, sem intimidar quem estivesse por lá.


Como tradição, quinta feira é o warm up day. O dia em que as pessoas vão chegando ao Parque para troca de ingressos, registro e credenciamento. É o dia que também ja se acomodam seja no camping do festival, seja nos hoteis das cidades proximas. O Parque ja estava bem movimentado com bandas se apresentando nos palcos menores. Fechando a noite o show de Dir Schneider marcando a tour de despedida dos sucessos de sua epoca no Accept. Tivemos uma amostra do que Trivium faria dias depois em um dos palcos principais.


Ja na sexta feira, um dia especial com o Headliner talvez mais esperado: Black Sabbath com sua The End Tour. Muito triste pensar que os precursores do metal estavam lá se despedindo dos palcos. Mas estavam, Ozzy com seu jeito único provando mais uma vez que veio para ser inesquecível. Tony Iommi destruindo a guitarra com seu sorriso discreto no rosto, ora sorria para as brincadeiras de Ozzy que pedia mais barulho do publico. A lua cheia estava lá também assistindo esse grande espetáculo. Infelizmente não foi permitida a cobertura fotográfica do pit, mas conferimos de algumas centenas de metros de distância.


O headliner do ultimo dia do festival foi Iron Maiden, seguido do show de despedida de Twisted Sister, com Mike Portnoy na bateria substituindo o saudoso AJ Pero.


E no meio tempo entre as grandes atrações de cada dia, tivemos bandas e artistas de peso a começar pela banda Firewind, com Gus G. nas guitarras, seguido do rock and roll com um certo peso da Monster Truck, da Municipal Waste, o tradicional Raven, o pesado e melódico Soilwork, The WineryDogs, SixxAM com os ex integrantes do hard rock Motley Crue e Guns and Roses.

Shows bastante animados do punk rock de Bad Religion, do folk Dropkick Murphys que agitaram o público. O rock and roll do Foreigner e sua tour de 40 anos.

Vários palcos cinematográficos como no show maravilhoso e teatral de King Diamond, Amon Amarth com seus dragões gigantes, o cenário característico de Powerwolf, uma banda que acredito em breve ver no Brasil.

Sem contar com o folk-hard rock de Volbeat levantando o publico o show inteiro. Banda que torço para voltar logo também para nos presentear.

Fogos e mais fogos nos shows de Heaven Shall Wait, Nightwish, Twisted Sister, Iron Maiden e muito mais!!!